Translate

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A Bisa deles, a minha avó Ana - Amor




A minha avó é para mim como a maioria das avós é para os seus netos, meiga doce, amiga, confidente, com o melhor colo e de certeza com o melhor abraço. Posso afirmar com a maior certeza do mundo , que nunca recebi um abraço como aquele, forte seguro e puro....

 A minha avó é a maior força da Natureza que conheço, nunca a vi maquilhada, sempre usou cabelo curto, nunca teve formas de top model apesar de ser muito alta, nunca a vi usar saltos, não tem nem nunca teve um andar elegante , arrisco-me a dizer que não é muito feminina mas é líder e foi sempre a liderança lá em casa e foi por ela que fui criada ,educada e acho que desempenhou muito bem esse papel.
 A minha avó Ana cozinha como ninguém , para mim é a melhor cozinheira do mundo, não falha um tempero, não erra na quantidade de sal, não precisa da Bimby para fazer a melhor sopa :).
A minha Avó Ana detesta máquinas sempre usou o tanque para lavar a sua roupa e o sabão e acreditem ou não os lençóis ficam brancos e frescos , ah e as nódoas de sopa das camisolas do miúdos, ficam novas naquelas mãos....

A minha avó Ana nunca baixou a cabeça a um homem, se tenho certezas nesta vida é que o meu avô nunca lhe tocou, lá em casa existiram brigas , gritos alias a fala deles é num tom muito alto, mas nunca se agrediram , a minha avó Ana não é daquelas senhoras de antigamente que os maridos conseguiam agredir....


A minha Avó Ana teve as conversas certas nas horas certas, deu-me o seu ombro para as minhas lágrimas, chorou quando me formei, quando me casei, quando fui mãe.... lágrimas de alegria , de amor ....

A minha Avó Ana chorou a perda de um filho ainda pequeno (5anos), fez o luto à sua maneira, nunca a vi perder a sua crença em Deus, aliás continua a dizer-me , filha não peças nada a Deus agradece o que tens...

A minha avó Ana tem umas mão enrugadas pelo tempo, pelo trabalho, as mãos que me educaram, as mãos que sempre me prepararam o pequeno almoço, o almoço e até o jantar, as mãos que prepararam o chá para a minha dor de barriga que nenhum medicamento foi capaz de fazer...

A minha avó Ana até no seu silencio me diz aquilo que eu quero e preciso de ouvir....

A minha avó sofreu em Dezembro um Avc esteve hospitalizada, esteve meses acamada sem ser aquela força da Natureza, cheguei a pensar que a ia perder.... mas não perdi e ela continua aqui firme e rija a melhorar de dia para dia ... porque a minha avó Ana é o melhor exemplo do que é ter um bom coração, porque ajuda, porque ouve e não fala, porque não se interessa com o mau alheio porque espalha o amor, porque é brincalhona , porque é a melhor avó e bisavó do mundo :) Porque é minha e porque a amo.....


A minha avó Ana comigo em 1985 no carnaval e eu de bailarina :)


Sem comentários:

Enviar um comentário