Quase no meio do ano lectivo: está aberta a época de busca por explicadores!
Embora os pais devam estar sempre alerta para os primeiros sinais de aviso de problemas na escola, como sejam a falta de interesse ou motivação em ir para escola, dificuldades na leitura ou em realizar os trabalhos de casa, às vezes, é uma nota menos boa que nos indica que alguma coisa não está a correr tão bem quanto desejávamos…
Com o início do segundo período letivo e a chegada dos resultados dos primeiros testes, este será para muitos um momento de redefinir estratégias.
Ainda assim, recorrer a um explicador é, hoje em dia, bastante comum e não significa necessariamente que o aluno esteja em dificuldades com as suas notas. É cada vez maior o número de bons alunos que procura explicações para tentar subir médias e notas, com o claro propósito de ingressar num determinado curso na Universidade.
Os explicadores têm, por isso, várias opções e soluções adaptadas para os diferentes casos, sejam eles preparação intensiva para exames ou ajuda especializada para inverter algumas negativas.
Embora o mês de Maio seja um dos meses em que se regista maior procura a nível de serviços de explicação, situação directamente relacionada com a aproximação da época de exames e a necessidade de subida de notas para passar de ano, é também um facto que há cada vez mais crianças que são acompanhadas fora da escola ao longo de todo o ano.
O ritmo frenético dos dias de hoje e a carga horária de certas profissões podem dificultar o acompanhamento do dia-a-dia escolar das crianças, por isso, muitos pais optam por apostar numa solução de estudo supervisionado com professores e explicadores especializados, onde a criança pode continuar o trabalho iniciado na escola ou, simplesmente, fazer os trabalhos de casa durante a tarde.
Qualquer que seja a razão que leva a criança a ser acompanhada por um explicador, os pais devem continuar a acompanhar as tarefas que o pequeno esteve a realizar e a saber sempre quando serão as datas dos próximos testes ou entregas de trabalhos.
Para ajudar os seus filhos na gestão do tempo de estudo ou na calendarização de entregas de trabalhos, pode, por exemplo, fazer um calendário simples e afixá-lo no frigorífico. O seu filho irá aprender a ter uma perspectiva temporal do que tem que fazer e vai saber que os pais estão atentos aos pequenos e grandes desafios que tem de enfrentar. E vai também sentir-se incentivado a tentar fazer melhor, se, por acaso, o resultado de um determinado trabalho ou teste não for de acordo com o esperado.
Espero ter conseguido ajudar todas , um beijo doce Xana :).
Mochilas disponíveis na Pera Doce |
Sem comentários:
Enviar um comentário